Escolher um seguro de vida pode ser uma decisão importante para proteger sua família e seus entes queridos. Se você está com dúvidas sobre como começar a navegar por esse mundo tão vasto, confira nossas dicas!
Entenda suas necessidades
Existem diferentes tipos de seguros no mercado. Você precisa ter certeza do que realmente necessita, do quanto pode investir e do que quer como proteção. Para isso, é uma boa ideia fazer uma lista de prioridades voltada a seu seguro de vida. Primeiro, considere todas as suas despesas e renda para uma melhor avaliação, dando prioridade aos seguros que cabem no seu orçamento. Em seguida, liste todas as principais necessidades suas e dos futuros segurados e use como compasso para decidir. Se vocês costumam viajar muito, é prudente dar atenção às coberturas relacionadas a seguros de viagem. Se há crianças, deve-se pensar em coberturas voltadas a filhos. Cada um é diferente!
Compare as coberturas dos seguros disponíveis
Geralmente, os seguros de vida oferecem:
- Indenização por invalidez permanente por acidente
- Indenização por invalidez permanente funcional decorrente de doença
- Indenização de morte por acidente
- Indenização de morte por qualquer fator
- Indenização por doenças graves
- Auxílio funeral
Mas, é possível encontrar diversas opções que oferecem coberturas e recursos muito além do básico. Se é algo que lhe interessa, é sempre importante estar atualizado!
Pesquise a reputação da seguradora
Pesquise as avaliações da seguradora e verifique se há reclamações frequentes. Essa é a melhor forma de ter certeza do bom trabalho de qualquer tipo de serviço, além de evitar problemas com atendimento. Escolha uma seguradora com boa saúde financeira para garantir que ela possa pagar os benefícios quando necessário.
Considere um corretor de seguros
Um corretor de seguros irá oferecer orientação especializada e ajudar a encontrar uma apólice que atenda melhor às suas necessidades. Eles pesquisam para você entre as opções, de acordo com o que procura, fazendo cotações que cabem dentro do seu bolso. Também não hesite em fazer perguntas ao seu corretor para esclarecer todas as suas dúvidas. É sempre bom ter a opinião e o auxílio dos profissionais da área antes de tomar qualquer decisão!
Leia os termos e condições
As pessoas costumam não dar muita importância a essa parte específica, mas é essencial! Leia todo o contrato atentamente para assim evitar qualquer tipo de complicações futuras. Tenha a total certeza de que seu investimento está indo para uma empresa honesta e que cumpre com seu papel é impagável.
Entenda as exclusões da apólice, ou seja, situações em que o seguro não paga. Verifique o período de carência, que é o tempo que você precisa esperar antes que a cobertura comece a valer. E também não se esqueça de informar-se sobre como e quando os prêmios podem ser reajustados.
Planeje a longo prazo
Escolha um plano que possa ser ajustado conforme suas necessidades mudam ao longo do tempo. Considere os benefícios de longo prazo, como a possibilidade de empréstimos contra o valor em dinheiro acumulado no caso de um seguro de vida permanente.
Seguindo essas dicas, você estará mais preparado para escolher uma apólice de seguro de vida que ofereça a proteção adequada para você e sua família!